5 mulheres do Cristianismo Antigo além de Maria Madalena
--
É muito comum: umas 9 em cada 10 pessoas que converso sobre meus estudos me perguntam sobre Maria Madalena. Mas você sabia que existem várias outras mulheres fodas e influentes na história do Cristianismo antigo? As fontes para história do período vão bem além da Bíblia (que também tem várias apóstolas e profetisas, se você prestar atenção).
Apresento aqui 5 delas, de missionárias a viajantes, de curandeiras a escritoras que fizeram história nos primórdios do Cristianismo.
Perpétua
Quando: 203
Onde: Cartago, atual Tunísia
O que: Mártir e primeira autora cristã conhecida
Existiu de verdade? Sim!
De algumas maneiras, Perpétua tem uma história típica, quase comum: ela foi uma jovem rica que se converteu ao Cristianismo em circunstâncias desconhecidas e foi condenada por recusar-se a prestar culto a deuses pagãos.Como consequência, foi torturada e morta em arena pública, tornando-se mártir e santa.
Sua história é como outras que circulam sobre jovens mulheres de elite nos primeiros séculos do cristianismo. Houve uma série de perseguições e martírios em Cartago e a cidade, terra da rainha Dido, tinha um forte ideário de mulheres que se sacrificavam e morriam por uma causa.
Mas Perpétua entrou pra História de forma única porque escreveu sobre seus dias na prisão. Ela produziu um diário dos sonhos (ou visões, conforme ela considerava) que teve, do julgamento, das interações com o pai — que implorava para que ela simplesmente confessasse aos deuses e voltasse para casa — e dos últimos dias com o bebê que ela amamentava. Uma de suas companheiras de prisão foi sua serva Felicidade, e Perpétua narra como ela deu à luz enquanto presa.
O diário de Perpétua é amplamente considerado o primeiro documento escrito por uma mulher cristã a que temos acesso. O episódio final de sua vida, o martírio na arena, é narrado por um editor que havia sido encarregado por ela de escrever suas páginas finais. Há bastante controvérsia sobre quem seria essa editor e seu grau de interferência nas páginas assinadas por Perpétua. Na minha tese de mestrado, fiz uma análise retórica dos estilos de escrita dela e do editor que mostra…